terça-feira, outubro 03, 2006

Escola Nacional de Bombeiros e os seus serviços on-line



Gostava de iniciar iniciar a actividade "bloguística" deste espaço com uma referência aquilo que são os recursos on-line oficiais da estrutura dos Bombeiros em Portugal.
Uma vez que este blog se destina à partilha de informação técnica sobre a actividade dos Bombeiros, gostava de começar por falar naquilo que a Escola Nacional de Bombeiros tem para oferecer, e que disponibiliza para TODOS os interessados. Assim, não poderemos ser acusados no futuro de,eventualmente,criticar sem conhecer!
Naturalmente alguns de vós já ouviram falar no ENB-Infonet . Para os que não conhecem, acedam a este endereço, registem-se e digam de vossa justiça. Vejam se identificam ali uma instituição inovadora, com espírito inovador, empenhada na formação e informação dos Bombeiros que tem a obrigação de formar o melhor possível, uma instituição dinâmica, etc, etc... EU NÃO!
Começa logo por exigir um registo (onde se pede o Nº de BI!!) e que, sem o qual, um qualquer internauta que ali chegue, não pode sequer ver para que serve o site. A seguir, com um design a fazer lembrar os primórdios da internet, aparece um painel de informações diversas, onde a última notícia de destaque é o encerramento para férias da ENB em Agosto (!). A seguir, se procuram algo como um forúm, esqueçam, não há! Se procuram links para outras instituições, esqueçam, não há! Se têm dúvidas técnicas, podem tentar, mas nem sequer são informados de quem é que vos vai responder, nem podem seleccionar um tema! O único aspecto positivo, a meu ver, é a disponibilização de toda a legislação referente aos Bombeiros e à sua actividade, assim como de uma série de manuais da Formação Inicial de Bombeiros, em formato pdf.
No entanto, conhecendo nós a qualidade destes últimos, não sei mesmo se este será uma aspecto assim tão positivo... Digam lá vocês!

8 Comments:

Anonymous Luis Ferreira said...

Bom dia Nuno
Estou plenamente de acordo com aquilo que escreves sobre a formação que nos é posta á disposição gratuitamente (isto só há bem pouco tempo porque antes quem quisesse ter acesso a estes manuais tinha de os pagar) para por vezes infrentarmos situações muito complicadas.
Felizmente em portugal já existem alguns BOMBEIROS que gostam de procurar mais formação e uma vez que cá pouco ou nada está há nossa disposição é claro que temos de procurar fora.
Esta tua iniciativa de criar um blog onde podemos trocar informação sobre formação é de louvar.Pode ser que assim os senhores que estão reponsáveis pela formação dos BOMBEIROS de Portugal tenham um pouco de vergonha e comecem a melhorar a qualidade de formação e que pensem que apesar de sermos BOMBEIROS Voluntários gostamos de servir a população com profissionalismo.
Já sabes que comigo podes contar para divulgar o Blog e que tudo o que eu conseguir fazer para melhorar a qualidade de formação dos BOMBEIROS vou faze-lo.Continua.
Eu sei que por vezes é uma luta inglória, mas vale a pena.

10:45 da manhã  
Blogger Nuno Brown said...

Obrigado Luís pelas tuas palavras de apoio. No entanto gostava apenas de esclarecer algo que, na tua mensagem, me parece não estar claro: este blog destina-se essencialmente à INFORMAÇÃO, mais do que à formação. A formação pressupõe algo que te é ensinado e o que se pretende com este blog é que as pessoas se INFORMEM, ou melhor, se AUTO-FORMEM para melhor desempenharem as suas funções e corresponder da melhor maneira às pessoas que nos chamam!

5:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito Boa tarde

Ao que parece e de acordo com o comentário do bloger Luis Ferreira, entende-se que é bombeiro voluntário, no seu comentário disponibiliza-se para contribuir no blog com vista á melhoria da formação e está solidário com o Sr. Brown, muito bem.

Mas fico com uma dúvida,será que este bloger (caso seja bombeiro voluntário) no seu Corpo de Bombeiros tem tido essa preocupação demonstrada e colabora na activamente na formação ou melhor instrução de outros elementos?

5:22 da tarde  
Anonymous Luis Madeira said...

Após ler o que disse sobre a Infonet, não posso deixar de responder. Não me leve a mal.

A Infonet é parte integrante da plataforma de sites da escola, onde cada um delas possui um objectivo definido.

A Infonet não é suposto ser um site de formato convencional, é uma plataforma que tem como objectivo único, ser um local com informações puramente técnicas, os links para outras páginas existem mas no site institucional, onde têm lugar.

Quanto ao pedir o numero do BI, é simples, o numero é pedido porque são efectuados pedidos de password de formador na plataforma, e para podermos validar os pedidos, o único numero viável é mesmo o BI, porque os números mecanográficos, por incrível que pareça existem em duplicado e porque os utilizadores muitas das vezes nem sabem indicar o contacto de forma correcta, por exemplo chegam-nos centenas de e-mails que nem uma @ têm ou que no lugar dela têm WWW.

Relativamente à loja virtual, contrariamente ao que pensa, não serve só para vender manuais, serve também como meio de divulgação, em 2003 quando foi lançada a loja, houve bombeiros que mandaram e-mails a agradecer a elaboração dos manuais, quando, alguns destes, já estavam editados à mais de um ano, tudo porque certos Comandantes, escondiam a existência dos manuais para manter o domínio na área de formação.

Em relação às repostas dadas na Infonet, é sempre o provedor da ENB que transcreve as respostas dadas pelo formador da área.

Para elucidar melhor a cadeia de sites:

www.enb.pt - site institucional
www.enb-infonet.com - site técnico
www-enb-lojavirtual.com - venda de manuais
www.enb-proserv.com - apoio pós-graduações e downloads dos formadores

É natural que neste site, a última noticia seja a informação do período de férias, uma vez que não existem novidades técnicas todos os dias, a referida informação foi dada pelo simples motivo de alertar os utilizadores que durante esse período, não poderíamos dar andamento aos pedidos de password de formador nem às questões técnicas, porque talvez não saiba, mas regra geral, no dia útil seguinte, qualquer solicitação é respondida.

Mais uma vez, não me leve a mal estar a responder, mas pessoalmente custa-me ouvir comentários deste género, desmotiva-me bastante, porque faço quase tudo em casa por carolice, nunca ninguém me pediu para fazer nada, nem profissionalmente sou pago como programador.


Cumprimentos

Luís Madeira

10:36 da manhã  
Blogger Nuno Brown said...

Caro Luis Madeira,

É com muito agrado que registo a sua visita a este blog e o facto de ter comentado este post. Digo isto com toda a sinseridade, pois sei que é o responsável (penso que não o único) por alguns sites da ENB, o que significa que este blog, que se quer sério e construtivo, conseguiu chegar até aqueles que se encontram mais perto das estructuras de topo.
Queria começar por dizer que não deve entender as minhas palavras como críticas destructivas, nem muito menos ficar desanimado com estas! Deve sim toma-las como críticas de alguém que sendo bombeiro atento aos aspectos da formação, pode ter algumas ideias diferentes quanto à funcionalidade do site, aos seus conteúdos e que queria ver mais bem aproveitados os recursos on-line da ENB. Sejamos sinseros, sabendo bem o trabalho que dá colocar um site on-line, desde criar, desenhar, actualizar, será que o Infonet está acima de uma crítica? Não poderia este ser melhorado e tornado muito mais atractivo e dinâmico? Será que este, uma vez tutelado pelo organismo unicamente responsável pela formação dos Bombeiros em Portugal, não poderia servir para estes terem acesso a sites técnicos (como afirma ser este o caso) idênticos no estrangeiro? Ou vamos agora fazer, perdoe-me a expressão, uma birra porque "...foi difícil fazer e agora as pessoas ainda criticam..." ?
Quanto a essa história dos Comandantes, é um assunto recorrente, que já ouvi em muitos sítios e proferidos pelos responsáveis da LBP-ENB. Não vamos agora utilizar esse argumento sempre que se criticam os manuais e a formação prestada pela Escola! Será que a ENB, se garantisse um manual de Formação Inicial de Bombeiros a cada aspirante, não combateria essa falta de ética que "alguns" poderiam cometer?...
No entanto, é com alguma graça, e não me querendo dirigir concretamente ao Sr. Luis Madeira, que vejo a ENB criticar essa posição reprovável que, ao que parece, alguns Comandantes tomaram, mas que se analizarmos bem, É EXACTAMENTE O QUE A ENB PARECE FAZER. Limitar o acesso à formação externa, à informação, à acreditação de valências adquiridas em Instituições de renome Internacional, parece-me uma atitude muito semelhante!... (foi só um desabafo)

Quanto aos acspectos do registo fiquei esclarecido, embora acho que essa explicação que aqui deixou poderia ser dada aos utilizadores.

E relativamente às novidades técnicas, que me disse não existirem com tanta frequência (!), espero que a visita a este blog (com 1 mês de existência) o tenha convencido do contrário.

Fico à espera que nos visite mais vezes, que participe sempre que achar oportuno e desde já peço desculpa se por algum momento pareci indelicado. Bem haja!

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh! Sr. Brown

A ENB, envia a cada CB apenas e só 12 exemplares de cada manual e há CB´s que a esta data ainda não possuem exemplares de todos os manuais editados, depende do distrito onde estão inseridos e como funciona o seu delegado distrital para a formação, nomeado pela respectiva federação.

7:37 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Pois, é exactamente essa "incompetência" institucional ou pessoal que eu critico severamente. De quem é a culpa exactamente não sei, mas o que é certo é que é um péssimo serviço à formação dos Bombeiros.
Mas quando me referi a uma posição incorrecta da ENB dificultando o acesso à informação, NÃO ME REFERIA AOS MANUAIS. Referia-me a todo o conjunto da oferta formativa da ENB e às suas limitações. Meus senhores! Esta não se pode só limitar à edição de manuais de qualidade mediana. É uma instituição da qual devemos exigir muito mais e que esteja à altura dos dos tempos que correm e de instituições similares internacionais!

8:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

intiresno muito, obrigado

9:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home