quarta-feira, outubro 04, 2006

Pequenos videos sobre treino de Bombeiros nos EUA


Ora, ao contrário do que muitos dizem sobre a América do Norte, eu acho que temos muita coisa a aprender com eles. Com eles e com outros países muito mais desenvolvidos do que nós em certos aspectos, como é o caso dos Serviços de Emergência.
É conhecida a exaustividade e, por vezes a obcessão, dos Bombeiros americanos com a formação, informação e preparação dos seus efectivos (voluntários e profficionais). Deste modo, existem uma série de sites e endereços onde se encontra disponível muita informação e dicas de treino para aplicar em "casa". Em http://www.firehouse.com/videocenter é possível ver alguns videos referentes a sessões práticas que decorreram no Firehouse Expo, de 25 a 30 de Julho de 2006. Para tal basta clicar nos videos e perceber o inglês o que, por vezes, pode ser um pouco complicado. No entanto, com um pouco de atenção, penso que dá para perceber bem.
Não são muitos videos, e há alguns mais interessantes do que outros. No entanto, chamo a atenção especialmente para o primeiro, intitulado "Engine Company Ops", e para o 4º, intitulado "University of Extrication". Este último apresenta uma ideia INOVADORA NO QUE TOCA À SEGURANÇA ELÉCTRICA NAS OPERAÇÕES DE DESENCARCERAMENTO.

3 Comments:

Anonymous helder albuquerque-bv satao said...

estive a ver alguns videos, e sem dúvida que eles dão umas dicas muito interessantes, não só ao nivel técnico como também de organização de trabalho.
Não deixam no entanto de ser um pouco limitados.
Seria interessante que se fizessem, ou pelo menos divulgassem(eu desconheço) videos de instrução técnica de autoria nacional para colmatar a falha de formação. Os manuais por si só são extremamente limitados.

não que os videos substituam de alguma forma a formação presenciada, mas davam uma forte ajuda.

6:57 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

É verdade. No entanto parece-me que ali existem apenas alguns videos e que, ao que espero, se venham juntar outros mais. No entanto, reparei que algumas dicas serão muito interessantes, como referiu o Helder.
No panorama nacional, não creio que haja a necessidade imediata disso. Se os manuais ainda não são bons, como é que os videos poderiam colmatar as suas falhas?... penso eu de que....

8:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Videos interessantes.

Muito fáceis de pôr em prática nos Corpos de Bombeiros em portugal.

5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home