domingo, janeiro 07, 2007

"1º prioridade num incêndio urbano/estrutural: ATAQUE?!"


Desde há algum tempo, e ainda hoje em dia, que a salvaguarda das vidas das vítimas num incêndio urbano sempre constituiu a primeira prioridade a quando do plano estratégico de intervenção dos Bombeiros. No entanto, raramente este conceito de salvaguarda de vidas também se aplica à segurança dos Bombeiros e isto significasse colocar a sua vida em primeiro lugar em relação à de uma vítima encurralada num edifício em chamas. Desta maneira é vulgar os Bombeiros exporem-se a grandes riscos para tentar colocar uma vítima em segurança, significando muitas vezes a perca das suas vidas.

Em 1991, Paul Grimwood, propôs que a abordagem táctica em situações como esta, e no caso de intervenções com equipas de reduzidas dimensões, deveria ser alterada. Completamente pioneiro e controverso nesta sua ideia, argumentava que se se tratasse de uma equipa de 10 elementos e algumas viaturas a questão não se colocaria, pois a busca e salvamento e o ataque poderiam ser iniciadas em simultâneo. No entanto, em situações onde apenas uma viatura e o seu pessoal (4 a 5 elementos) chega ao local e se depara com a tomada da decisão entre uma das duas abordagens, qual deverá ser a prioridade?

Esta proposta tornou-se numa lição trágica quando em 1996 dois bombeiros ingleses morreram quando foram apanhados por um “flashover”, poucos minutos depois de chegarem, juntamente com mais quatro colegas, a um local onde a chamada dava conta de um incêndio numa habitação. Quando deparados com a situação de que várias crianças se encontrarem encurraladas no piso superior, optaram por iniciar a busca interior em detrimento de qualquer acção de extinção ou mesmo de confinamento do foco de incêndio. A propagação muito rápida do incêndio provocou o seu alastramento e deu origem de seguida a um “flashover” violento, apanhando todos os que se encontravam dentro da habitação.

Desde essa altura, a visão dos responsáveis pelas operações das equipas de bombeiros de vários países com provas dadas nesta área tem vindo a alterar-se. Estes propõem hoje em dia que, em caso de não poderem ser levadas a cabo a busca e salvamento e o ataque em simultâneo, ou no caso das vítimas se encontrarem em zonas de acesso fácil e rápido, DEVE-SE DAR INÍCIO À EXTINÇÃO DO INCÊNDIO ASSIM QUE SE CHEGA AO LOCAL. Muitas corporações americanas têm alterado os seus regulamentos operacionais para esta nova visão pois começaram a aperceber-se que com isto se permite, ao contrário do que se poderia pensar, aumentar a eficácia das intervenções colocando menos vidas em perigo através da redução dos riscos a que estas estão expostas.

E vocês, o que acham??

(Este texto foi adaptado de um artigo publicado no site www.firetactics.com e da autoria de Paul Grimwood. A fotografia foi retirada do site www.firehouse.com.)

36 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom ano de 2007 a todos.

Aqui está uma questão pertinente.

Ataque ou busca como prioridade na 1ª Intervenção.

A minha opinião é de que tudo tem que ser analisado e avaliado caso a caso, mas aqui o que importa é partir de prosupostos, e se partirmos do principio que se trata de um incêndio em que temos todo a estrutura tomada pelas chamas, mesmo com vitimas no seu interior, devemos iniciar o ataque em 1º lugar.
Se partimos do principio que apenas existe fumo a sair da estrutura e vitimas no seu interior, devemos iniciar a ventilação, nunca esquecer de preparar logo uma linha de água para protecção e eventual ataque, e em seguida a busca e o ataque em simultâneo.

A titulo conclusivo, nestas duas situações, o ataque é prioritário ou quando muito conjugado em simultâneo com a busca primária e eventuais salvamentos.

7:15 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Pois, mas essa penso que seja a "estratégia" dita normal. No entanto a questão é muito objectiva: numa intervenção onde só temos uma equipa disponível para efectuar UMA das operações, que decisão tomar?

No entanto chamo a atenção de que o subestimar o simples fumo no interior de uma habitação pode ter consequências muito graves, como a que custou a vida aos dois bombeiros que refiro...

Obrigado por participar, e continue...

7:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia

Quando só temos uma equipa disponível de 4 ou 5 homens, o importante é fazer um reconhecimento e uma avaliação de todo o sinistro com essa equipa, chama-se a isto reconhecimento e 1ª fase de socorro no local.

Após o reconhecimento se os meios no local não forem suficientes para executar as tarefas necessárias, como buscas, salvados, ataques, ventilação e outros, urge pedir os reforços necessários constituidos por homens e material.

Todos os tyrabalhos devem ser iniciados tendo por base permanente a segurança do pessoal, não estando as condições de segurança asseguradas não devemos arriscar.

Cumprimentos

12:17 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Pois conhecendo bem a realidade em Portugal onde o pedir reforços significa, na maior parte do ano tocar a sirene e esperar que mais pessoal se apresente no local estamos a deixar evoluir o incêndio e podemos estar a perder o controlo da situação. Obviamente não devem existir entradas "suicidas" se não estão reunidas as condições. Normalmente não se tem condições para efectuar de imediato uma primeira intervenção eficaz pois na maior parte das vezes subestima-se a chamada e aparecemos no local com um VLCI com dois ou tres homens que estavam no quartel, ou aqueles que se encontravam de serviço à noite.

Mas a minha questão para o dabate é: Podendo a 1ª equipa trabalhar em segurança, existindo um foco de incêndio numa habitação e a indicação de vítimas no seu interior, o que fazer primeiro??

Tentem evitar a resposta mais "cómoda" de que "cada caso é um caso", ou opniões similares. É debate de ideias práticas e fundamentadas que se pretende... Continuem!

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Brown

Se assim é, respondo que o ataque é prioritário e deve ser feito de imediato, porque estamos a falar de fogueiras, do chamado incêndio de inverno, lareiras, casas de arrumos de lenhas, pequenos incêndios electricos e tambem dos pequenos incêndios domésticos, a frigideira, o exaustor, a máquina de lavar roupa ou louça ou o pequeno electrodomestico. fácilmente deblados na 1º intervenção com esses 3 ou 4 homens que por vezes até são demais.

Porque os grandes incêndios nem com o pessoal de serviço dos sapadores de Lisboa ou Porto se combatem na 1ª intervenção.

Mais não posso ajudar, gosto muito de falar da realidade portuguesa e não de outros, o que temos é isto, não é o bom e está muito longe do optimo, cabe a todos nós enquanto bombeiros melhorar.

Cumprimentos

5:17 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Concordo plenamente com o que diz relativamente ao que se passa em Portugal. Cabe MESMO a cada um de nós fazermos com que a prestação deste "nobre" serviço seja cada vez melhor, sem estarmos eternamente ligados à valentia e abenegação dos nossos antepassados, sem no entanto os esquecermos, e evoluirmos até aos níveis que a população nos exige! É mesmo com esse intuito que este Blog foi criado e espero, sinseramente, que sirva em prol desta causa!

Os exemplos que cita são na verdade a grande maioria das intervenções e chamadas que temos. Tenho no entanto a certeza que a maioria das situações "maiores" começaram também por ser um problema "menor" que por vezes pode ter sido mal resolvido ou substimado...

Mais uma vez obrigado pelo seu contributo, Sr(a) Anonymous...

6:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Brown

Sou da opinião que este blog desde a sua recente criação, tem tido excelentes temas para debater e comentar comparado com outros da especialidade, está para mim acima da média, no entanto não compreendo como com 678 visitas registadas estão colocados tão poucos comentários.

Será que os temas são tão sérios e técnicos que não interessam aos visitantes?

Não desmoralize, continuarei a prestar aqui os meus comentários.

Cumprimentos

7:23 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Obrigado pelas suas palavras. De facto a mim surpreende-me o número de visitas que, com alguma rapidez, chegaram às 500 em um ou dois meses, embora dessas apenas 10% ou menos tenham deixado comentários...

Conto com a ajuda de todos para que o divulguem e incentivem as pessoas a comentar e participar... só assim faz sentido a sua existência.

3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Brown

Atenção aos 10%, porque 9,8% são seguramente meus.

Cumprimentos

5:48 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Ok, como não sou capaz de distinguir entre "anonymous", não faço a mais pequena ideia.
Acho bem que não se queiram identificar, mas podiam escolher um nome qualquer e assim já era mais fácil ter uma noção de quem é que passa por cá, ou se são sempre os mesmos... é só uma ideia

6:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Brown

Sou sempre o mesmo, não há duvida que não existe outro.

Começo sempre os meus comentários quase sempre da mesma forma ..."Caro Brown"...

Cumprimentos

3:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«Porque os grandes incêndios nem com o pessoal de serviço dos sapadores de Lisboa ou Porto se combatem na 1ª intervenção.»

Penso que esteja totalmente enganado em relação a este assunto!!! Até os sapadores de coimbra, tem pessoal de serviço suficiente para combater um incêndio de grande dimensões.... Penso que 26 elementos de serviço diaramente, seja o suficiente para uma intervenção desta envergadura.
Lisboa e Porto ainda possuam mais elementos de serviço diariamente.

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde

Relativamente ao comentário anterior pelo que sei e vejo, nos grandes incêndios de Coimbra, vejo lá sempre os CB´s voluntários e não só os sapadores, nos grandes incêndios de Lisboa e Porto a mesma coisa.

Dos 26 elementos de serviço nem todos estão afectos ás intervenções, telefonista, pessoal serviço de saúde entre outros, sobram apenas uns 15 elementos.

Portanto mantenho o meu comentário que se baseia em factos e não em questões teóricas.

Leiam a intervista do Sr. Comandante do RSB de Lisboa ao Jornal Bombeiros de Portugal de Janeiro de 2007 e não se baseiem em opiniões do Sr. Presidente da ANBP.

Cumprimentos

Cumprimentos

5:04 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

não vamos materializar a discussão entre quem é que tem mais elementos ou quem é que é capaz de resolver as situações sozinho.

Pensem no tema deste "post" e digam de vossa justiça... Lembrem-se que os incêndios urbanos, como vimos no passado dia 27, estão na ordem do dia...

5:36 da tarde  
Blogger Manuel said...

na minha opinião nenhuma saida para um incêndio estrutural deve sair com 4 ou 5 elementos. isso é muito grave.

12:26 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Concordo que são poucos elementos. Mas não quer dizer que a equipa apenas seja constituída por 4-5 elementos. Estes são é os primeiros a chegar como é óbvio... que é a realidade dos bombeiros por esse mundo fora. Não existirão muitos locais onde o primeiro carro/equipa a sair tenha muito mais do que estes elementos.
Também acho que se deve desmistificar os incêndios urbanos e a ideia de que para um incendio urbano é preciso tocar a sirene até mais não.. para chamar 20-30 elementos. Se todos estivessemos bem equipados e preparados... podiam pelo menos resolver-se as situações em menor tempo e com muito menos danos...

8:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bonjorno, incendio-declarado.blogspot.com!
[url=http://viagraenat.pun.pl/ ]Acquisto viagra generico[/url] [url=http://cialisdkee.pun.pl/ ]Comprare cialis online[/url] [url=http://viagraycla.pun.pl/ ]Compra viagra generico[/url] [url=http://cialisonya.pun.pl/ ]Comprare cialis [/url] [url=http://viagrareta.pun.pl/ ]Acquisto viagra generico[/url] [url=http://cialisybea.pun.pl/ ]Comprare cialis [/url]

3:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

australia online dating free [url=http://loveepicentre.com/]the best and largest dating site for intergenerational older women[/url] dating abbrevations http://loveepicentre.com/ free christian dating

9:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

kidde smoke detector installation [url=http://usadrugstoretoday.com/products/reminyl.htm]reminyl[/url] how to make woman orgasm squirt http://usadrugstoretoday.com/categories/perte-de-poids.htm mucous syndrome http://usadrugstoretoday.com/categories/erezione-pack.htm
generic drug for restless leg syndrome [url=http://usadrugstoretoday.com/products/arava.htm]arava[/url] hair loss lipitor [url=http://usadrugstoretoday.com/products/tricor.htm]muscle aches what causes this[/url]

10:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://forum.teboul-remy.info/viewtopic.php?f=1&t=41262 http://namibiahotels.net/forum/phpBB3/viewtopic.php?f=2&t=41076 http://www.endshere.co.uk/forum/viewtopic.php?f=2&t=34260 http://www.mountainbikeeurope.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=159137
http://www.dxpedition.org/forum/viewtopic.php?p=426369#426369 http://wow-relic.net/viewtopic.php?f=2&t=1023 http://www.nattegazet.be/forum/viewtopic.php?f=2&t=75894 http://megane.qp.land.to/cgi-bin/bbs/apeboard_plus.cgi?command=read_message&msgnum=20
http://www.frameworkforums.com/viewtopic.php?f=15&t=24690 http://capoeiraucf.com/forum/viewtopic.php?pid=99519#p99519 http://angelro.hghost.com.br/forum/index.php?showtopic=2774

8:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

http://www.live-the-dream.com.au/forum/viewtopic.php?f=3&t=4047 http://www.s-ip.net/ama_epi/cgi-bin/bbs/apeboard_plus.cgi?command=read_message&msgnum=90 http://www.iceventz.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=46239 http://208.43.17.224/%7Emypower1/bb/viewtopic.php?p=75483#75483
http://www.ciplimaciis.org/index.php?option=com_smf&Itemid=45&topic=21721.new#new http://quickestresponse.com/salamutzforum/index.php?topic=203446.new#new http://www.gatortorrents.com/smf/index.php?topic=242784.new#new http://www.tempestguild.org/forums/viewtopic.php?f=14&t=14460
http://www.top4soft.com/viewtopic.php?f=26&t=28189 http://zeimet.filan.de/lu_crew_forum/viewtopic.php?f=3&t=25667 http://www.bordercitywrestling.com/forums/viewtopic.php?f=2&t=48225

6:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://alwayshealth.in/pills/how-to-grow-a-big-dick-without-pills
[url=http://alwayshealth.in/oxcarbazepine/oxcarbazepine-canine]iv drug use needle broke[/url] drug awareness ties [url=http://alwayshealth.in/orlistat/orlistat-tips]orlistat tips[/url]
pharmacy ce in mexico http://alwayshealth.in/heart-medicine/harefield-hospital-heart-science-lab
[url=http://alwayshealth.in/my-heart/downloadyou-dun-stomped-my-heart-and-mashed-that-sucker-flat]drugs street name smurf[/url] intussusception health teachings [url=http://alwayshealth.in/stress/stress-symptoms]stress symptoms[/url]
cialis europe get http://alwayshealth.in/omnicef/upset-stomach-omnicef
[url=http://alwayshealth.in/canada-pharmacy/nephrology-pharmacy-associates]depo provera transexual drug[/url] egal prescription drugs in mexico [url=http://alwayshealth.in/is-syndrome/turners-syndrome-and-pregnancy]turners syndrome and pregnancy[/url] ideas for drug awareness activities in middle schools [url=http://alwayshealth.in/prednisone/prednisone-weight-gain-prevention]prednisone weight gain prevention[/url]

3:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

elko nevada air travel http://livetravel.in/expedia/expedia-aaa-coupon-code pass christian travel
[url=http://livetravel.in/maps/parcel-maps-addresses-on-aerial-photos-ohio]travel accessories for tall men[/url] travel agencys 1800 numbers [url=http://livetravel.in/lufthansa/boeing-skyfox-picture-rss-feed]boeing skyfox picture rss feed[/url]
kid travel games http://livetravel.in/airline/find-the-best-prices-for-airline-tickets
[url=http://livetravel.in/adventure/adventure-holiday-bhutan]bird airline travel cages[/url] spa girl travel mug [url=http://livetravel.in/airline/on-reserve-with-northwest-new-airline-attendant]on reserve with northwest new airline attendant[/url]
covington travel http://livetravel.in/motel/wigwam-motel-rialto-california
[url=http://livetravel.in/lufthansa/boeing-737-rudder-malfunctions]car health home insurance motor pet travel[/url] canada travel information [url=http://livetravel.in/cruise/christmas-market-cruise]christmas market cruise[/url] travel deals from billings montana [url=http://livetravel.in/motel/motel-8-burlington-washington]motel 8 burlington washington[/url]
century travel [url=http://livetravel.in/hotel/hotel-of-snake-river]hotel of snake river[/url]
oregon child travel consent form http://livetravel.in/airline/southwest-airline-traveler-tip
[url=http://livetravel.in/car-rental/enterprise-com-car-rental]scotland affordable travel[/url] larry middleton travel guide [url=http://livetravel.in/tours/elite-tours-for-airport-hotel-transfers-in-riviera-maya]elite tours for airport hotel transfers in riviera maya[/url]
[url=http://livetravel.in/tourism/crtc-tourism-radio-high-power]crtc tourism radio high power[/url] discount travel ticket cruise the world [url=http://livetravel.in/airlines/nbaa-and-southwest-airlines]nbaa and southwest airlines[/url] coachman fifth wheel travel trailers [url=http://livetravel.in/map/map-woodcliff-lakes-nj]map woodcliff lakes nj[/url]
muir woods redwoods travel [url=http://livetravel.in/lufthansa/boeing-insulation-blankets]boeing insulation blankets[/url]

7:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

yves saint laurent http://topcitystyle.com/galliano-casual-brand33.html old fashioned surface mount hinges [url=http://topcitystyle.com/purple-grey-shoes-color224.html]software life cycle model for shoes[/url] chanel eiffle tower charm
http://topcitystyle.com/d-amp-g-t-shirt-for-men-red-item2190.html beach clothes [url=http://topcitystyle.com/dolce-amp-gabbana-merino-wool-stylish-sweater-item1185.html]pick the best running shoes[/url]

8:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

roderick lauren hill gallery http://topcitystyle.com/orange-jackets-amp-sweatshirts-color121.html fantasy clothes [url=http://topcitystyle.com/48-classic-denim-size1.html]clear chanel[/url] indianapolis colts superbowl clothes
http://topcitystyle.com/dsquared-see-you-later-mustdash-funky-t-shirt--item1773.html moccasin shoes [url=http://topcitystyle.com/ferrari-brand29.html]kleine brog[/url]

12:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

lactating sexy http://theporncollection.in/gay-xxx/huckabee-gay-marriage-abortion
[url=http://theporncollection.in/gay-movie/gay-friendly-doctors-iowa]red hair women sex porn[/url] getting to try anal [url=http://theporncollection.in/hentai-sex/hentai-cum-shots]hentai cum shots[/url]
adult chat just a chat http://theporncollection.in/gay-video
[url=http://theporncollection.in/orgy]sexy hoffman[/url] full metal alchemist adult [url=http://theporncollection.in/gay-movie/uncut-gay-redhead-youtube]uncut gay redhead youtube[/url]
buy liquid silk personal lubricant http://theporncollection.in/lubricant/ky-lubricant
[url=http://theporncollection.in/gay-love/gay-dvd-on-sexual-saline-sacral-infusion]xxx anal pony tail[/url] adult mobile [url=http://theporncollection.in/porn-galleries/sex-free-porn]sex free porn[/url]
pink blowjob blonde porn ameture hot dump http://theporncollection.in/hentai-porn/doujinshi-hentai-games
[url=http://theporncollection.in/gay-xxx/free-young-gay-galleries]trailers adult film[/url] top hentai of 07 [url=http://theporncollection.in/mature-xxx/free-mature-oldman-tales]free mature oldman tales[/url]

3:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

crosscountry travel nursing http://xwa.in/motel/gladestone-motel travel from florence to montpellier
[url=http://xwa.in/inn/toucan-inn-and-bonkers]travel to and from hesperia[/url] travel vacations riviera [url=http://xwa.in/cruises/cruises-to-the-west-indies]cruises to the west indies[/url]
national geographic travel adventure ship http://xwa.in/travel/kiss-travel-mug
[url=http://xwa.in/flight/flight-cu187]travel retail innovations[/url] travel author [url=http://xwa.in/car-rental/hertz-car-rental-reno-nv]hertz car rental reno nv[/url]
maya world travel http://xwa.in/motel/hilton-motel-iad cheap travel in bankok [url=http://xwa.in/tourist/grand-coulee-tourist-activites]grand coulee tourist activites[/url]

5:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

autofill form entries based on another form entry in adobe designer http://www.thefashionhouse.us/accessories-page3.html nine shoes wedding west [url=http://www.thefashionhouse.us/-leather-jacket-new-category85.html]designers dock[/url] famous designers
http://www.thefashionhouse.us/black-t-shirts-for-men-color2.html how to make your own clothes [url=http://www.thefashionhouse.us/roberto-cavalli-top-with-colar-for-women-beige-item2369.html]designer reading glasses[/url]

6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

flat shoes http://www.thefashionhouse.us/-tank-tops-roberto-cavalli-category76.html professional website designers [url=http://www.thefashionhouse.us/grey-navy-blue-dolce-amp-gabbana-color74.html]chanel islamic dress[/url] preventing crepe soled shoes squeaking
http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=2458 rockport shoes home page [url=http://www.thefashionhouse.us/la-martina-sweaters-brand27.html]spiderman peter clothesline[/url]

8:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

kamby clothes http://www.thefashionhouse.us/l-button-down-shirts-size7.html italian shoes that breath [url=http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=2372]laurens county georgia intern programs[/url] mail order catalogue for shoes
http://www.thefashionhouse.us/sky-blue-on-sale-color96.html chanel history [url=http://www.thefashionhouse.us/men-page32.html]aravon comfort shoes[/url]

9:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

coors brewery travel http://xwl.in/tour/asta-travel-tour-recommendations-berlin free travel of european nations
[url=http://xwl.in/vacation-packages/discount-hawaii-airfare-and-vacation-packages]make your travel dollars worth a fortune[/url] corporate incentive travel [url=http://xwl.in/flight/google-earth-with-flight-yoke]google earth with flight yoke[/url]
tourism travel tours http://xwl.in/vacation-packages/hawaii-vacation-travel-packages
[url=http://xwl.in/plane-tickets/plane-tickets-costs-delta]siena italy airfare travel[/url] bali official travel information [url=http://xwl.in/flight/flight-phuket]flight phuket[/url]
discount air travel philippine http://xwl.in/plane-tickets/plane-tickets-from-mnl-to-nra teaching about travel in a foreign language [url=http://xwl.in/disneyland/disneyland-cast-lanyard-seceries]disneyland cast lanyard seceries[/url]

8:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gambling software internet baccarat http://xwn.in/betting_mlb-betting-lines short stories for students the lottery
[url=http://xwn.in/slot_bridge-media-slot]heath ledger joker[/url] savannah gambling cruise [url=http://xwn.in/keno_gratis-keno-spil]gratis keno spil[/url]
lottery scams in uk http://xwn.in/slots_alvin-and-the-chipmunks-time-slots
[url=http://xwn.in/keno_keno-game-for-computer]bingo green[/url] south dakota casinos [url=http://xwn.in/joker_the-ciara-joker]the ciara joker[/url]
odds of winning lottery http://xwn.in/jokers_billy-black-pegs-and-jokers the lottery bride [url=http://xwn.in/gambling-online_gambling-and-sports]gambling and sports[/url]

10:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

used maternity clothes http://topcitystyle.com/dolce-amp-gabbana-bags-brand2.html job description of fashion merchandiser [url=http://topcitystyle.com/black-shirts-with-colar-color2.html]clothes stolen naked[/url] old fashion thigh high stockings
http://topcitystyle.com/roccobarocco-women-t-shirt-brown-item1902.html interior designers portfolios [url=http://topcitystyle.com/men-page18.html]designer womens clothes[/url]

6:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

free downloadable full length thai film stars sex movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_trombone_trouble/]trombone trouble[/url] disturbia full movie free download http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_drama-movies/?page=50 gay free galleries boy movie amateur
cp hardcore movie clips [url=http://moviestrawberry.com/films/film_forever_mine/]forever mine[/url] movie hack http://moviestrawberry.com/films/film_never_back_down/ the boyton beach club movie
october movie releases [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_hunt_for_red_october/]the hunt for red october[/url] grinch the movie
milf movie madness [url=http://moviestrawberry.com/films/film_born/]born[/url] notebook movie reviews http://moviestrawberry.com/films/film_kingdom_of_heaven/ annie lenox whiter shade of pale movie the net
steps to take to start in the movie production industrie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_war_of_the_worlds/]the war of the worlds[/url] watch iceman and movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_four_horsemen_of_the_apocalypse/ multiplicity movie pic

3:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

movie release for winter of 2007 [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_nephew/]the nephew[/url] watch the sydney white movie online http://moviestrawberry.com/films/film_the_rules_of_attraction/ different job grand hotel in last holiday movie
erotic symbian movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_per_qualche_dollaro_in_pi/]per qualche dollaro in pi[/url] inuyasha movie 2 dub http://moviestrawberry.com/films/film_the_family_holiday/ famous movie quotes oe lines
tv shows and movie couples from 1977 [url=http://moviestrawberry.com/films/film_local_color/]local color[/url] movie review of the hours
journey of man movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_13_hours_in_a_warehouse_2008/]13 hours in a warehouse 2008[/url] movie showtimes raleigh nc wakefield http://moviestrawberry.com/films/film_bedazzled/ bag columbus had in the movie stomp the yard
upcoming horror movie trailers [url=http://moviestrawberry.com/films/film_neverland_the_rise_and_fall_of_the_symbionese_liberation_army/]neverland the rise and fall of the symbionese liberation army[/url] the movie atonement http://moviestrawberry.com/films/film_shanghai_knights/ demon movie review

10:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hello. Facebook takes a [url=http://www.casinobonus.gd]online casino[/url] wager side with on 888 casino traffic: Facebook is expanding its efforts to introduce real-money gaming to millions of British users after announcing a grab with with the online gambling comrades 888 Holdings.And Bye.

2:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home