quinta-feira, janeiro 25, 2007

Autoridade Nacional de Protecçao Civil - O que sera?...


Soube-se através dos órgão de comunicação social que o Governo aprovou, no Conselho de Ministros de 18 de Janeiro, o Decreto-Lei que aprova a Lei Orgânica da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Muito se tem falado da criação deste novo orgão, tendo, no meu ver, ficado sempre a dúvida de se este iria substituir o actual Serviço Ncional de Bombeiros e Protecção Civil, ou se seria mais um orgão que iria estar num nível hierárquico superior a este último. No entanto, talvez estas não fossem, nem sejam, as únicas dúvidas que esta NOVA ALTERAÇÃO vem trazer ao tão aclamado Sistema Nacional de Protecção e Socorro.

Permitam-me no entanto uma observação que considero pertinente nesta matéria. Aliás, algumas observações. Já pensaram quantos anos têm os Bombeiros em Portugal, como entidade tutelar do socorro? Números redondos, 600 anos. Agora eu pergunto: porque será que em 600 anos ainda não conseguimos encontrar UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, FUNCIONAL E TOTALMENTE CREDÍVEL E INSTITUCIONALIZADA PARA OS BOMBEIROS E PARA A PROTECÇÃO CIVIL? Será possível que ainda se andem a fazer experiências nesta matéria e ainda se continue à procura de descobrir a "pólvora"? Quantas mais pessoas serão preciso eleger, ou nomear, para desfazer e tornar a fazer tudo de novo? Quantas mais estruturas alternativas? Quantas mais nomenclaturas de veículos, designaçoes e siglas? Quantas mais Comissões, Autoridades e Livros Brancos?...Quantas?
Depois as pessoas ficam admiradas quando se compara com o funcionamento destes serviços noutros países, que mesmo com todos os seus defeitos (que também os têm), conseguem ter um nível de organização muito superior ao de Portugal. Ainda por cima, temos alguns bons exemplos de países com menos anos como Estados independentes do que a idade dos Bombeiros em Portugal... Enfim, como "águas passadas não movem moinhos", vamos esperar que não haja muitas mais mudanças e que se encontre o caminho certo.

Pensei fazer este post com o objectivo de discutir aqui quais serão as alterações de fundo desta nova Autoridade e se essas alterações serão, ou não, eficazes. Para isso, deixo aqui alguns links onde se pode ler mais sobre esta matéria e, à medida que se forem conhecendo novos desenvolvimentos, cá estaremos para os debater e avaliar.

>Notícia publicada no Jornal de Notícias<
>Alterações propostas ao Dec. Lei anterior que regulamenta o SNBPC<
>Decreto-Lei n.º 49/2003 - Cria o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e extingue o Serviço Nacional de Bombeiros e o Serviço Nacional de Protecção Civil<
>Organização e competências dos serviços municipais de protecção civil e do comandante operacional municipal<
>Discurso do Ministro da Administração Interna sobre a alteração da Lei de Bases da Protecção Civil<

8 Comments:

Blogger Nuno Brown said...

Será que ninguém tem opinião sobre este assunto???

10:33 da manhã  
Blogger João C. Santos said...

Olá boa noite, tive conhecimento do seu blog através do jornal B. P.
Do que li, gostei, principalmente por partilhar do mesmo sentimento que sinto nas suas palavras. É triste que, tal como disse e muito bem, ao fim de 600 anos ainda se trate do assunto Bombeiros como se de algo novo nos fizesse parecer, para além do que a sua noticia refere, no faz e deixa fazer, no cria hoje para anular amanha, no diz que disse, que infelizmente é o que se passa nos Bombeiros, se continue a assistir a autênticos atentados à moral, à ética e ao bom senso dos Bombeiros em Portugal.
O governo cria e extingue entidades, agências e sei mais o quê para, que se diga, regulamentar os bombeiros, é caso para dizer, coitadinhos de nós, em tantas centenas de anos fomos uma criança abandonada, temos o resultado.

3:09 da manhã  
Blogger João C. Santos said...

Peço desculpa, acabei por não me despedir.

Um abraço

3:10 da manhã  
Blogger Nuno Brown said...

Vejo que estamos de acordo quanto a isso. Não sei se reparou nos "posts" mais antigos onde faço uma referência humorística a isso, mas eu também não acho que nos devemos estar sempre a colocar na pele dos "coitadinhos" e dos abandonados. Eu acho que passamos essa má ideia para a opinião pública daqueles que "coitados, eles fazem o que podem mas..."! Outro problema interno que temos, é que também não somos nada, mas mesmo nada, receptivos a que nos critiquem e avaliem...
O que não quer dizer que não sejamos alvo de muitos atentados como diz. Mas no que respeita a esta nova Autoridade, tem conhecimentos das alterações? Gostava de ouvir opiniões (serenas e ponderadas) sobre esta matéria...

10:12 da manhã  
Blogger João C. Santos said...

Olá,
ainda guardo a minha opinião sobre essa matéria, estou mais no ponto, esperar para ver e para ter certezas...

Um abraço

12:16 da manhã  
Blogger João C. Santos said...

passei na procura de algo novo

deixo um abraço e boa semana

12:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

11:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Genial dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you for your information.

7:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home