sexta-feira, junho 29, 2007

Capacetes derretem com o calor...?!

>Notícia do Correio da Manhã<

Dito desta maneira o problema toma proporções anedóticas. Mas depois de ler a notícia do Correio da Manhão de hoje constatei que afinal o problema é outro. Os Sapadores de Braga continuarem a utilizar os capacetes que todos nós já utilizamos, aqueles de fibra de vidro, muito pesados e desconfortáveis) e que remontam já aos inícios dos anos 80... digo eu! Felizmente já existem alguns Corpos de Bombeiros que tomaram consciência de que havia equipamentos no mercado que ofereciam uma protecção MUITO superior a estes e começaram a renovar os seus equipamentos. Infelizmente em alguns casos estas renovações não chegaram a todos os elementos do CB ou, PIOR AINDA, nem sequer foi feita. Aparentemente é este último o caso dos Bomebiros Sapadores de Braga. Mas o que é verdadeiramente VERGONHOSO é terem que ser os comandos dos Corpos de Bombeiros, INDIVIDUALMENTE, a tomar esta consciência e a fazerem esforços imensos (como de resto para outra qualquer aquisição) para equiparem melhor os seus Bombeiros.
MAIS UMA VEZ, ESTA DEVERIA SER A PRIMEIRÍSSIMA PREOCUPAÇÃO DA TUTELA E DOS MUITOS ORGANISMOS QUE JÁ ESTIVERAM RESPONSÁVEIS PELOS BOMBEIROS, quer sejam eles "Serviços" ou "Autoridades"... Mas o problema é que estes, em sua defesa, dirão: "estamos a fazer um grande esforço no reequipamento dos Corpos de Bombeiros em Portugal". FALSO! Este esforço APENAS DIZ RESPEITO AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS, PORQUE É AQUILO QUE TEM VISIBILIDADE NOS NOTÍCIÁRIOS ENTRE JUNHO E SETEMBRO! Revolto-me...

Mais uma vez: "MEUS SENHORES, OS BOMBEIROS NÃO SÃO SÓ OS INCÊNDIOS FLORESTAIS NEM EXISTEM SÓ NUM PERIODO LIMITADO DO ANO. EXISTEM TODO O ANO E DESEMPENHAM FUNÇÕES DE ALTO RISCO PARA OS QUAIS NÃO ESTÃO DEVIDAMENTE EQUIPADOS!! Só espero é que a SORTE nos continue a acompanhar E QUE NENHUM ACIDENTE ACONTEÇA. Ou então não... talvez com uma fatalidade as coisas melhorassem... como sempre, em Portugal!

3 Comments:

Blogger Reinaldo Baptista said...

Partilho da tua opinião, a falta de EPI é um problema grave, e mais grave é usar EPI sem características técnicas de protecção, onde pode custar a vida de quem tenta socorrer.
Bom Blog

7:08 da tarde  
Blogger Nuno Brown said...

Obrigado,

Espero poder continuar a contrar com a sua participaçãõ e divulgação deste espaço. Este é um espaço dedicado a todos os bombeiros, esperando no entanto eu que estes participem activamente...

12:11 da manhã  
Anonymous touaverte said...

tens toda a razão no que diz respeito à falta de equipamento de protecção nos bombeiros, mas acho mais grave ainda haver equipamento e não haver bombeiros.

7:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home